Seja para autenticar documentos, seja para indicar datas, ou até mesmo para celebrar acontecimentos, os carimbos têm uma história antiga e estão presentes por todos os lados. Se observarmos nossos documentos pessoais, por exemplo, podemos perceber que os carimbos se mostram ferramentas importantes que nos indicam datas, lugares e até pessoas ligados à nossa história.
Todos os países têm sua história documentada por meio dos carimbos, que fixam os acontecimentos marcantes situando-os no tempo e no espaço.
A origem dos carimbos remonta, antes até mesmo da escrita, há pelo menos três mil anos antes de Cristo, na região da Mesopotâmia, onde usavam gravuras escavadas em pedra. Durante o Império Romano, para tornar um documento oficial, era preciso marcá-los com cera derretida e um anel, este anel tinha o nome de anel sigilar.
Já em 1305, em Portugal, Dom Diniz decretou que para que um documento possuísse valor oficial, ele deveria ser redigido por tabeliões portugueses e autenticado com carimbos e selos, tudo isso na presença de testemunhas.
A partir de então, os carimbos foram se tornando cada vez mais populares e passaram a ser usados em outros setores além do administrativo, modificando-se para se adaptar às necessidades de cada utilizador.
Conforme a tecnologia foi avançando, os carimbos foram se modificando dando origem à novos formatos e materiais. Se os primeiros carimbos eram confeccionados em metal artesanalmente, hoje podemos escolher entre uma vasta gama de materiais:
Seja sua preferência por um tradicional carimbo de madeira, um prático automático ou até mesmo um moderno carimbo elétrico, saiba que encontrará todos os tipo conosco. Confira nossos carimbos!